sexta-feira, 4 de março de 2011

vidro

desde a primeira vez em que vi na tv o processo de fabricação do vidro (provavelmente em um daqueles programas da tv cultura, rá-tim-bum), fiquei fascinada, e até hoje me hipnotiza ver aquelas bolas de cor laranja incandescente se transformando em objetos transparentes, cristalinos..


e eis que no começo de fevereiro o wego lançou uma promoção de uma aula experimental no ateliê espaço zero, onde poderíamos criar nossa própria peça pra levar pra casa :)

não hesitei dois segundos pra comprar o cupom, mas lá na oficina, deixei várias pessoas passarem na minha frente até juntar coragem pra encarar o calor dos fornos. a matéria prima fica derretida a uma temperatura de mais de 1000ºC, quando pegamos com a cana um pouco de "melaço" para começar a moldá-lo, ainda enxergando pequenas flamas que o envolvem.

e aí, num processo de alisamento e sopro, sempre em movimento, o vidro vai tomando forma e perdendo brilho. é tudo muito rápido, e por isso mesmo encantador pensar que, em questão de minutos, a "areia" derretida virou um vaso..!

Nenhum comentário: