quarta-feira, 5 de setembro de 2018

top top museus

se tem uma coisa que descobri nessa vida é que não curto museu no estilo mais tradicional, com obras de arte penduradas na parede ou pior, com xícaras e mobiliário que a nobreza usava no século x! mas sim, eu gosto de explorar museus, de vários tipos:

- os mega interativos pra ver na prática as leis da física, como funcionam as coisas: estação ciência (tantas lembranças boas da excursão da escola pra sp, nem sei se existe mais...) e museu cata-vento em sp (link aqui), os de ciência e tecnologia de amsterdam (aqui) e chicago (aqui)


- os que misturam acervo histórico com filmes e partes interativas sobre um tema específico, tipo museu do futebol (link aqui) e os do mis a la castelo rá-tim-bum (infelizmente durou pouco, mas era assim), o finado da língua portuguesa (esse acho que ainda volta, o site ainda é atualizado aqui), do apartheid na áfrica do sul (aqui), museu do amanhã no rio (pra refletir sobre a vida aqui)



- os com temática de criança, diferentes, que às vezes acho que só eu vou: museu de arte das crianças de oslo, que só tem desenho de criança nas paredes! (link aqui), museu da marioneta em lisboa com mil marionetes, bonecos, bastidores de filme de animação (aqui), museu de hq de bruxelas com tim tim, smurfs, asterix (aqui)


- os que são lugares históricos que hoje são abertos a visitação: campo de concentração nazista na alemanha (o que eu fui no ano passado foi este aqui), prisão em que o mandela ficou por quase duas décadas (aqui), túneis utilizados na guerra do vietnã (não achei o site oficial mas dá pra ter uma idéia por aqui) ou da bósnia (aqui), casa da anne frank em amsterdam (aqui), estádios olímpicos (até agora visitei fora dos jogos os de munique, pequim, barcelona e montreal)!

 
- os que mais parecem parque de diversões: inhotim, super surpresa pra mim, e tão pertinho de bh! (link aqui) ou a cidade do espaço em toulouse, com a estação espacial mir em tamanho real, poder entrar na cápsula da soyuz (aqui)

                                            

Nenhum comentário: