quinta-feira, 23 de setembro de 2010

chefs especiais

atraídos por um workshop com o famoso chef alessandro segato no mercadão em sp, fomos surpreendidos por um encontro do projeto chefs especiais, uma iniciativa muito legal de um casal que resolveu juntar pessoas e empresas interessadas em promover encontros gastronômicos em que portadores de síndrome de down são os chefs. a maior motivação do projeto é promover a sociabilidade, propondo desafios (não apenas culinários) em um ambiente amistoso, sem aquele clima de aulas formais ou cobranças.
os alunos não pagam nada para participar dos encontros, e também não são aceitas doações em dinheiro ao projeto: no esquema de parceria, ingredientes, espaço e tempo são doados para que cada encontro aconteça. um chef é sempre convidado a trazer receitas simples que possam ser adaptadas para que os ajudantes possam literalmente colocar a mão na massa.
ao final de cada encontro os alunos 'ouvintes' são convidados a degustar os pratos preparados pelos chefs, e estes recebem um diploma de participação, bem como o reconhecimento de todos os presentes. uma verdadeira festa para celebrar o empenho e a superação dos meninos, que tivemos a sorte e o prazer de presenciar.

Nenhum comentário: