quarta-feira, 8 de setembro de 2010

a origem

carrego comigo naturalmente uma certa resistência a filmes - ou qualquer tipo de marca ou ideologia - largamente festejados, comentados e/ou adorados sem muita contestação ou poréns (vide titanic, harry potters, tropa de elite ou avatar). posto isso, não preciso dizer que estava um pouco reticente a assistir à origem.
o bom da história é que apesar do preconceito inicial consigo na maioria das vezes superar esses "entraves" e gostar do filme (mesmo que leve alguns anos, como em titanic, ou com algumas ressalvas, como nos dois últimos exemplos acima). mas acho que a origem foi o que mais me dobrou, talvez porque eu tivesse menos informações sobre o filme ao entrar no cinema.
pra começar, não sabia que se tratava de mais um filme do christopher nolan. fui descobrir só ao sair da sala, já nos créditos finais. aí tudo começou a fazer mais sentido. a estrutura do roteiro, as viagens da história, as amarrações todas, o final aberto a interpretações.. gostei!
daqueles filmes em que vc embarca e depois fica pensando sobre.. não que eu chegue - ou queira chegar - a grandes conclusões, mas parece inevitável relembrar cenas e passagens, falas e opções tomadas. acho que gostei especialmente porque tem um final legal; feliz mas não "o" final feliz
ps - difícil falar sobre o filme sem falar demais; talvez um aviso de spoiler no início fizesse bem ao post.. fiquei com a sensação de falar, falar e não dizer nada =p

Nenhum comentário: